Skip to content

Duo de cravo e flauta toca música barroca

26 de agosto de 2010

No dia 2 de setembro, às 19h30, a Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro recebe pela primeira vez um concerto de cravo. A Série Música de Primeira apresenta a cravista Clara Albuquerque ao lado do flautista Eduardo Monteiro. Ambos concursados da Escola de Música da UFRJ, os músicos interpretam obras dos compositores barrocos Telemann, Leclair e Bach.

Programa
Georg Philip Telemann (1681-1767)
Sonata em fá menor
Triste/Allegro/Grave/Vivace
Jean-Marie Leclair (1697-1764)
Sonata em sol maior, Op. IX nº 7
Dolce-Andante/Allegro ma non troppo/Aria: Affetuoso/Giga: Allegro
Georg Philip Telemann
Sonata em dó maior
Adagio-Allegro/Larghetto/Vivace
Jean-Marie Leclair
Sonata em mi menor, Op. IX nº 2
Andante/Allemande/Sarabande/Menuetto-Double
J. S. Bach (1685-1750)
Sonata em si menor, BWV 1030
Andante/Largo e dolce/Presto

Eduardo Monteiro – flauta
Estudou nos Seminários de Música Pró-Arte do Rio de Janeiro, com Carlos Alberto Rodrigues, Geraldo Moreira e Norton Morozowicz. Na Escola de Música da UFRJ concluiu o bacharelado na classe do professor Celso Woltzenlogel. Como bolsista do DAAD, estudou na Escola Superior de Música de Stuttgart, Alemanha, na classe de Klaus Schochow. Na Europa, freqüentou também cursos com vários professores, entre eles Aurèle Nicolet e Peter-Lukas Graf. Foi flautista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, da Orquestra Sinfônica Nacional e, como flautista substituto, atuou também na Orquestra da Ópera de Stuttgart e, mais recentemente, na Orquestra Sinfônica Brasileira. Como camerista integrou o Quinteto Villa-Lobos e o Ensemble Rio. Participou como professor de flauta de inúmeros festivais e cursos de férias como a Oficina de Música de Curitiba e o Festival Internacional de Campos do Jordão. Atua também como engenheiro de gravação e produtor fonográfico, atividade na qual foi agraciado com o Prêmio Sharp em 1998. Atualmente, leciona flauta na Escola de Música da UFRJ.
Clara Albuquerque – cravo
A cravista é Mestra em Musicologia pela UFRJ, Bacharel em seu instrumento pela mesma instituição, sob a orientação de Marcelo Fagerlande, e formada em Licenciatura em Música pela UNIRIO. Em 2005 fez um curso de aperfeiçoamento em cravo de duração de dois meses com a professora Elisabeth Joyé, em Paris, tendo obtido para tal uma bolsa do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.
Desde março de 2010, é cravista acompanhadora concursada da Escola de Música da UFRJ, e desde 2008 é professora concursada de Educação Musical do Colégio Pedro II.  Em 2006 e 2007 foi professora de Percepção Musical na UFRJ.
Atua desde 2002 como cravista e organista acompanhadora, destacando-se sua participação no Coro de Câmera PRO – ARTE, no Conjunto Sacra Vox, no Conjunto Calíope, no Conjunto Vocal Mosaico, na Orquestra Sinfônica da UFRJ e na Orquestra Sinfônica Brasileira. Tem participado das “Semanas do Cravo”, na Escola de Música da UFRJ, todos os anos, desde sua criação.
SERVIÇO:
Eduardo Monteiro (flauta) e Clara Albuquerque (cravo)
Série “Música de Primeira”
Data e horário: 2 de setembro de 2010, às 19h30.
Entrada: Franca
Local: Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro – Rua Frei Caneca, 525 – Estácio – Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 2197-0900. (em frente ao Hospital da Polícia Militar, próximo ao metrô do Estácio).  Estacionamento gratuito no local – 30 vagas.
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: