Skip to content

De Bach a Baden Powell pelo Quarteto de Tubas do Rio

25 de setembro de 2010
A Série Música de Primeira apresenta no dia 7 de outubro, às 19h30, o Quarteto de Tubas do Rio. O conjunto reúne alguns dos instrumentistas de maior destaque no país, todos com grande versatilidade de atuação e repertório, da orquestra sinfônica ao grupo de samba. Eliezer Rodrigues e Vitor Brito tocam tuba e Antonio Henrique Seixas e Fabiano Segalote bombardino – também conhecido como tuba menor. A diferença de timbre entre os instrumentos poderá ser conferida em um rico panorama que inclui peças de Richard Wagner, Bach, Tom Jobim, Baden Powell e Ari Barroso.
ANY CHARACTER HERE
Sempre na primeira quinta-feira do mês, na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, a série leva clássicos para a zona norte da cidade. Siga-nos no twitter: http://twitter.com/musicaprimeira
ANY CHARACTER HERE
Escute desde já um pouquinho do som do bombardino, com o duo de pai e filho ingleseses Robert e David Childs
ANY CHARACTER HERE
SERVIÇO:
Quarteto de Tubas do Rio
Data e horário: 07 de outubro de 2010, às 19h30.
Entrada: Franca
Local: Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro – Rua Frei Caneca, 525 – Estácio – Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 2197-0900. (em frente ao Hospital da Polícia Militar, próximo ao metrô do Estácio).  Estacionamento gratuito no local – 30 vagas.

ANY CHARACTER HERE

PROGRAMA

ANY CHARACTER HERE
Anônimo
Bayrishe Polka
ANY CHARACTER HERE
Wagner
Coro dos Peregrinos da ópera “Tanhauser”
ANY CHARACTER HERE
Bach
Contrapontos N. 3
Jesus Alegria dos Homens
ANY CHARACTER HERE
Anônimo
Carnaval de Veneza
ANY CHARACTER HERE
John Philip Souza
The Thunder
Washington Post
ANY CHARACTER HERE
Scott Joplin
The Strenuous Life
ANY CHARACTER HERE
Baden Powell
Bocoxé
ANY CHARACTER HERE
Tom Jobim
Garota de Ipanema
ANY CHARACTER HERE
Ari Barroso
Aquarela do Brasil
ANY CHARACTER HERE
MÚSICOS
Vitor de Brito Feliciano
Instrumentista da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, o músico cursa bacharelado em tuba na UFRJ. Atualmente é orientado pelos professores Eliezer Rodrigues e Albert Savino Katthar.
Iniciou seus estudos em 2005, no projeto Música nas Escolas, em sua cidade natal, Barra Mansa. Ali integrou as bandas sinfônica, marcial e, em 2008, ingressou na Orquestra Sinfônica Barra Mansa. Participou do Festival de Inverno de Domingos Martins (2009), do 1º Encontro de metais do Sul Fluminense (2010) e de masterclasses de Monica Giardini e Antonio Henrique Seixas.
ANY CHARACTER HERE
Eliezer Rodrigues
Foi o primeiro tubista a subir ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como solista, interpretando o “Concerto para Tuba e Orquestra” de Vaughan Wiliams ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente é primeiro solista desse mesmo conjunto, assim como da Orquestra Petrobras Sinfônica e membro do Art Metal Quinteto, grupo que gravou três CDs enormemente aclamados pela crítica especializada.
Já participou como convidado da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Filarmônica Brasileira, Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro, Osesp, Quinteto Brasileiro de Metais e Rio Dixieland Jazz Band. Foi também solista do Grupo de Metais e Percussão da Escola de Música da UFRJ e da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro – a qual integrou como principal tubista durante três anos. Cursou o curso técnico em música pelo Conservatório Brasileiro de música e teve igualmente aulas com Gene Pokorny, principal tubista da Chicago Symphony Orchestra.
ANY CHARACTER HERE
Fabiano Segalote
O niteroiense vem atuando nos gêneros clássico e popular ativamente como trombonista e euphonista. Atualmente integra a Banda Sinfônica do Rio de janeiro, é concursado da Banda Municipal de Niterói, está em cartaz nos musicais “Hair” e “É com esse que eu vou” de Charles Möeller e Claudio Botelho e endorser da empresa Courtois-Paris, principal marca de Trombones da Europa. Também faz parte da Banda Original do Tim Maia, toca e é diretor musical do grupo Tio Samba, além do grupo Mulato Velho, aonde acompanhou grandes nomes como Luiz Melodia, Dudu Nobre, Beth Carvalho, Sandra de Sá, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, entre outros.
Bacharel em Trombone pela Escola de Música da UFRJ, na classe do prof. Dalmário de Oliveira, cursa Licenciatura em música na Universidade Candido Mendes. Atua como músico convidado nos principais conjuntos sinfônicos do estado, sendo um dos fundadores da OSB Jovem, aonde tocou por seis anos. Desenvolve trabalhos de música de câmara junto ao Quinteto Rio metais, Quarteto de Trombones Gilberto Gagliardi, Quarteto de Trombones Tempo I, Grupo de metais Dimensão e Quarteto de tubas e euphoniuns do Rio de Janeiro. Em 2005, foi autor e diretor do projeto “A Música dos Metais” realizado no Centro Cultural Banco do Brasil e venceu por duas vezes o concurso para solista da Escola de Musica da UFRJ. Participou de importantes festivais eruditos, assim como de musicais, bandas e gravações de cantores da MPB.
ANY CHARACTER HERE
Antonio Henrique Seixas
Músico versátil, Antonio acumula as funções de trombonista da Orquestra Sinfônica Brasileira, diretor artístico e regente titular da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, membro da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles) e da ITA (International Trombone Association).
Mestre em Música pela UFRJ, onde atuou como professor de trombone e tuba nos períodos de 2001 a 2004, e 2006-2007.  Estudou trombone com Sérgio de Jesus e Gilberto Gagliardi, no Brasil, e Per Brevig, nos Estados Unidos. Em 2001 foi aprovado para o mestrado na Manhattan School of Music e Mannes College of Music, ambas em Nova York.
Atuou em importantes orquestras, tais quais a Orquestra Sinfônica Jovem Ibero-Americana, a Orquestra Sinfônica Jovem do Mercosul, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), entre outras.
Venceu o 3º Prêmio Weril para Jovens Solistas de instrumentos de Sopro (1997) e obteve o 2º lugar no 1º Concurso Nacional de Música de Câmara Henrique Niremberg com o Quarteto Brasileiro de Trombones (1998), além de por duas vezes ter vencido o Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ.
Entre os grupos que já dirigiu destacam-se: OSB, OSB Jovem, Orquestra Sinfônica de Recife, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Banda Sinfônica de Barra Mansa, Grupo de Metais e Percussão da Escola de Música da UFRJ. Dirige também, desde 1998, a Orquestra Barrados no Baile, com a qual já se apresentou em Angola. Foi diretor artístico do 1º Encontro de Metais do Sul Fluminense e Banda Sinfônica do Colégio Salesiano Santa Rosa – dessa segunda, também maestro assistente, além de ter gravado um CD. Atuou na preparação dos naipes de metais da OSB e OSB Jovem e como maestro assistente na Oficina de Música de Curitiba.
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: