Skip to content

Duo Daniel Guedes (violino) e Mario Ulloa (violão) encerra temporada 2010

13 de novembro de 2010

No dia 2 de dezembro, às 19h30, o Duo Daniel Guedes (violino) e Mario Ulloa (violão) encerra com chave de ouro a temporada 2010 da Série Música de Primeira. No programa, peças de Bach, Ysaÿe e uma “canja” especialíssima do Lançamento “Pinho de Riga”, CD do duo, previsto para o ínicio de 2011. Com selo da Rob Digital, o CD traz músicas populares brasileiras, como Tom Jobim, Chico Buarque, Danilo Caymmi, Pixinguinha e outros compositores. O recital gratuito é seguido de chá igualmente aberto ao público.

O violinista carioca Daniel Guedes é dos maiores destaques no cenário clássico nacional, com uma carreira de sucesso como solista, camerista e também professor da Escola de Música da UFRJ. Já o violonista costariquenho Mario Ulloa acumula premiações na Bélgica, Paraguai, Brasil e leciona desde 1991 na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. A apresentação tem a participação especial de Gabriela Queiroz (violino), professora da Escola de Música da UFRJ e esposa de Daniel Guedes.

Duo Daniel Guedes e Mario Ulloa encerra temporada 2010 da Série Música de Primeira

Programa
Bach – Chaccone da Partita N. 2 em ré menor

Prelúdio da Partita N. 3 em mi maior para violino solo

Ysaÿe – Sonata N. 2 “Obssesion”
Prelúdio/Les Furies

E outros compositores – a anunciar.

Daniel Guedes – violino
Carioca, nascido em 1977, Daniel iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1991, ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres, tendo sido aluno de Detlef Hahn na Guildhall School of Music durante um ano. Posteriormente, cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec no Pinchas Zukerman Performance Program, com bolsas da Vitae e da Capes. Estudou música de câmera com Sylvia Rosenberg, Isidore Cohen e Arnold Steinhardt. Venceu os concursos Jovens Concertistas Brasileiros (1991), Bergen Philharmonic Competition (1998) e Waldo Mayo Memorial Award (2000), prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch.

Desde os 10 anos, Daniel Guedes vem atuando como recitalista, camerista e solista das principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra, Noruega, Itália e América do Sul. Como solista tocou sob as batutas de maestros como Pinchas Zukerman, Isaac Karabtchevsky, Irwin Hoffman, Lior Shambadal, Roberto Minczuk, Silvio Barbato, Roberto Tibiriçá, entre outros. Vem também atuando como violista e regente de diversas orquestras de câmara.

Seu primeiro disco foi lançado em 2000, pelo selo Niterói Discos. Em 2004, lançou o CD Impressões Brasileiras, com obras de Villa-Lobos, Lorenzo Fernândes, Flausino do Vale, Nelson Macêdo e Alceo Bocchino. Em 2005, gravou o CD Ya Mariamu com Fábio Presgrave e Rami Khalife. Gravou também recentemente o CD “Beethoven in Brazil” com Ilan Rechtman para o selo Well-Tempered Productions da Califórnia, disco a ser lançado este ano. Compositores com Nelson Macedo e Aluisio Didier escreveram obras dedicadas a Daniel.

Paralelamente às suas atividades como solista e camerista, Daniel é professor da Escola de Música da UFRJ. Vem também lecionando em importantes festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e o Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC). O crítico de música Carlos Augusto Dantas, do jornal Tribuna da Imprensa o considerou como “o Nelson Freire do violino”. O Jornal do Brasil o considerou como um dos destaques do ano de 2003 e “um dos principais violinistas de sua geração”.

Para mais informações sobre Daniel Guedes, acesse seu site oficial. Assista ao violinista solando “A Lista de Schindler”, de John Williams, com a Orquestra Sinfônica Brasileira e regência de Roberto Minczuk.


Mario Ulloa – violão

Nascido na Costa Rica, numa família de forte tradição musical, Mario Ulloa iniciou desde cedo os seus estudos, no Conservatório de Castella, em San José. Graduou-se na Escola de Música da Universidad de Costa Rica, e fez sua pós no Conservatório de Música de Colônia (Musikhochschule Köln), na classe do Prof. Eliot Fisk. Nessa mesma instituição, estudou música barroca com o alaudista Prof. Konrad Junghännel. Cursou o doutorado na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, aonde é professor desde 1991.

Ganhou o prêmio de Melhor Intérprete de Agustín Barrios, no “Concurso Internacional de Violão Agustín Barrios”, no Paraguai, em 1994. Na Bélgica, obteve o 5º prêmio no Concurso Internacional “Printemps de la Guitarre”, em 1997. Seu último CD, “Mario Ulloa interpreta J.S.Bach”, foi premiado no Trofeu Caymmi 2002.

Foi solista por diversas ocasiões da Orquestra Sinfônica Nacional de Costa Rica, da Orquestra Sinfônica da OSBa e da Orquestra Sinfônica da UFBa. O violonista já se apresentou na Alemanha, Áustria, França, Noruega, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, Argentina, Panamá, Costa Rica e nas principais capitais brasileiras.

Assista ao vídeo de Mario Ulloa interpretando “Sueño en la floresta”, de Agustín Barrios.


Serviço

Duo Daniel Guedes (violino) e Mario Ulloa (violão).
Participação especial: Gabriela Queiroz (violino).
Data e horário: 02 de dezembro de 2010, às 19h30.
Entrada: Franca
Local: Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro – Rua Frei Caneca, 525 – Estácio – Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 2197-0900. (em frente ao Hospital da Polícia Militar, próximo ao metrô do Estácio).  1300 lugares. Estacionamento gratuito no local – 30 vagas de estacionamento.
Após o recital, será servido um chá gratuito.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: