Skip to content

Série Música de Primeira e Rio Cello Encounter apresentam o octeto UDI Cello Ensemble.

31 de julho de 2012

QUERIDOS EXPECTADORES, POR OCASIÃO DO 18º RIO CELLO ENCOUTER, NESTE MÊS DE AGOSTO A SÉRIE MÚSICA DE PRIMEIRA OCORRERÁ NA TERCEIRA QUINTA-FEIRA, DIA 16.

Image

A Série Música de Primeira tem o prazer de apresentar o octeto UDI Cello Ensemble, como parte do circuito do 18º Rio Cello Encounter .

O grupo de violoncelos UDI Cello Ensemble é formado por alunos de violoncelo do curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, professores de conservatórios regionais e pelo próprio professor de violoncelo da UFU, Kayami Satomi, que assume a direção artística do grupo. O repertório do grupo inclui obras nacionais e contemporâneas, dentre elas estréias mundiais e obras escritas para o grupo. Criado há dois anos, apresentou-se no RICE (Rio International Cello Encounter) e teve projeto aprovado pelo edital PROEX/PROPLAD da UFU para circulação regional em 2011.

Kayami Satomi, Diretor artístico
Nascido em uma família de músicos, Kayami iniciou seus estudos musicais aos quatro anos de idade com a sua mãe, Alice Lumi Satomi. Cursou Bacharelado em música na UFPB, e fez mestrado na Escola Superior de Música de Münster, na Alemanha, onde se formou com nota máxima. No período de estudos na Alemanha foi bolsista da Fundação Yehudi Menuhin. Teve como professores regulares de violoncelo Nelson Campos, Felipe Aquino e Matias de Oliveira Pinto, e em festivais e master classes com Antonio Meneses, Zygmunt Kubala, Alceu Reis, Colin Carr e Matt Haimovitz. Foi membro fundador do Grupo Quarta Dimensão, um trabalho de pesquisa sonora com forte inclinação para música brasileira, que registrou sua composição “Baião Mimoso” e sete arranjos seus no CD “Músicos e Poetas”. Tocou no “International Festival of the Young Musicians-Prishtina/Kosova”, em Kosovo e em Breslau (Wrocław), Polônia. Participou do Ensemble Hörsinn em Münster, grupo de música contemporânea.
Foi laureado em diversos concursos, entre eles o primeiro lugar nos concursos Jovens Instrumentistas do Brasil (Piracicaba), Paulo Bosísio (Juiz de Fora), Francisco Mignone (Rio de Janeiro), e recebeu também o Prêmio Mariuccia Iacovino, no I Concurso Nelson Freire para Novos Talentos Brasileiros, no Rio de Janeiro. Paralelamente, freqüentou muitos festivais e encontros — destacando Accademia Chigiana em Siena/Itália, Kronberg/Alemanha, Manchester/Inglaterra, Amsterdam Cello Biennal, entre outros.
Kayami já se apresentou em salas da América Latina, Europa e Estados Unidos, e atuou sob a batuta de maestros como Roberto Minczuk, Kurt Masur e Cristoph Eschenbach. Em julho de 2007 foi solista do Concerto de Elgar, em Berlim, com a Orquestra da Filarmônica da Universidade Humboldt, sob a regência de Constantin Alex. No mesmo ano, solou as Variações sobre um tema Rococó, de Tchaikovski, dentro da programação “Solisten Forum” em Münster, e com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a regência de Marcos Arakaki. Realizou a estréia latino-americana do concertino para violoncelo e orquestra, intitulado “El Luisón Del Yvytyrusu”, de Diego Haase, em Assunção, sob a batuta do próprio compositor, em 2005. No Brasil, atuou como solista com orquestras do estado de São Paulo, Bahia e da Paraíba, com a regência de Ernest Mahle, Aylton Escobar, Luís Carlos Durier e Rodrigo Müller.
Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Uberlândia, onde ensina violoncelo, música de câmera, e é diretor artístico e regente da Orquestra Camargo Guarnieri e do UDI Cello Ensemble.
http://www.youtube.com/watch?v=m5EKTJdPNyw

SERVIÇO:
UDI Cello Ensemble

Data e horário: Data: 16 de agosto de 2012, às 19h30.
ENTRADA FRANCA
Local: Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro – Rua Frei Caneca, 525 – Estácio – Rio de Janeiro – RJ. Tel.: (21) 2197-0900. (em frente ao Hospital da Polícia Militar, próximo ao metrô do Estácio). Estacionamento gratuito, 30 vagas.

Mais sobre a Série Música e Primeira no Blog: https://musicadeprimeira.wordpress.com/

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: