Skip to content

Banda Filarmônica do Rio de Janeiro

16 de outubro de 2012

ImagemA Série Música de Primeira tem o prazer de apresentar em sua edição de 01 de novembro, às 19:30h, a excelente Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, sob a regência do seu competente maestro Antonio Henrique Seixas.

A Série Música de Primeira acontece no santuário da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, na primeira quinta-feira de cada mês, sempre às 19:30h.

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

Rua Frei Caneca, 525 – Estácio

Tel.: 2197-0900

http://www.pibrj.org.br

 

PROGRAMA

“Músicas das Américas”

 

Overture to Candide – L. Bernstein

Brasiliana – J. G. Ripper

Segunda Suite Para Banda – A. Reed

Intervalo

Abertura da Ópera “O Guarani” – A. C. Gomes

Sonho Infantil – E. Villani-Côrtes

Huapango – J. P. Moncayo 

Composta por cerca de 60 músicos de sopros, percussão e cordas, encontram-se, entre seus componentes, músicos profissionais de orquestras sinfônicas, professores universitários de música, instrumentistas com bacharelado em música ou em via de obtenção do diploma e alunos de nível avançado de sopros e percussão.

Desde sua fundação em 2010, a BFRJ vem movimentando o cenário musical no Rio de Janeiro. Foi contemplada, no ano de 2011, em dois editais da Funarte – o Prêmio Procultura de Apoio a Banda de Música e o Prêmio Procultura de Apoio a Festivais e Mostras de Música. Foi contemplada, também, no edital “Por Um Mundo Melhor”, promovido pelo Rock in Rio, e, como prêmio, recebeu diversos instrumentos musicais para o projeto social que desenvolverá junto a crianças de comunidades carentes lecionando, gratuitamente, instrumentos de sopros e percussão. Teve aprovado, ainda em 2011, projeto junto ao Centro Cultural da Justiça Federal para a realização em 2012 da Série “Sopros Musicais” onde apresentou, em quatro concertos, um panorama da música de câmara para sopros dos séculos XVIII ao XXI.

Tem se apresentado nos principais espaços para concerto da cidade, como o Teatro Oi Casagrande, Projeto Candelária, Projeto Sala de Concerto da Sala Cecília Meireles e Série Música de Primeira.

Pelo seu lado social, realiza atividades como a que ocorreu no mês de julho de 2012, na cidade de Barra Mansa, o II Encontro de Metais do Sul Fluminense, um festival de música para músicos de metais e percussão no qual ocorreram atividades artísticas e pedagógicas como concertos, shows, apresentações, aulas, recitais, palestras e concertos didáticos.

A Direção Artística da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro está a cargo do Maestro Antonio Henrique Seixas.

Diretor Artístico e Regente Titular

Antonio Henrique Seixas

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuou como Professor de Trombone e Tuba nos períodos de 2001 a 2004, e 2006-2007, estudou trombone com Sérgio de Jesus e Gilberto Gagliardi, no Brasil, e Per Brevig, nos Estados Unidos. Em 1997 foi vencedor do III Prêmio Weril para Jovens Solistas de Instrumentos de Sopro.  Foi vencedor, por duas vezes, do Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ. Apresentou-se ainda, como solista, com a Orquestra Sinfônica de Sergipe, Banda Sinfônica da CSN, Banda Sinfônica do Colégio Salesiano, Grupo de Metais e Percussão da UFRJ e UFRJazz Ensemble. Mantém intensa atividade didática ministrando cursos e master classes por todo o Brasil.

Dedica-se também desde 2001, paralelamente às atividades como instrumentista, à regência tendo participado de aulas e cursos, no Brasil e no exterior, com os maestros Roberto Duarte, Gerald Brown, Yeruham Scharovsky, Osvaldo Ferreira, Isaac Karabtchevsky, Douglas Bostock, Virginia Allen, Eugene Corporon e David Effron. Desde 1998 dirige a “Orquestra Barrados no Baile”, apresentando-se no Brasil e no exterior onde atuou, em julho de 2009 e 2011, no encerramento da Feira Internacional de Luanda, em Angola. Participou como convidado, na preparação dos naipes de metais da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Dirigiu o Grupo de Metais e Percussão da Escola de Música da UFRJ nos períodos em que lecionou nesta instituição. Ministrou em julho de 2008 e 2009 a Oficina de Prática de Banda Sinfônica do XV e XVI Festivais Internacionais de Inverno de Domingos Martins (ES). Foi o Diretor Artístico do I e II Encontro de Metais do Sul Fluminense, realizados em janeiro de 2010 e julho de 2012 na cidade de Barra Mansa. Ministrou o curso de Regência de Banda no Projeto Banda Larga nos pólos de Santo Antonio de Pádua e Valença. Participou, em 2012, da XXX Oficina de Música de Curitiba ministrando os cursos de Prática de Banda Sinfônica e Prática de Brass Ensemble. Foi selecionado, neste mesmo ano, como participante ativo no II Workshop de Regência Para Educadores Musicais, na Juiliard School of Music em Nova York.

Entre os grupos que já dirigiu destacam-se: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Recife, Banda Militar do Porto – Portugal, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Banda Sinfônica de Barra Mansa e Conjunto de Metais da Orquestra Petrobrás Sinfônica.

Atualmente é Diretor Artístico e Regente Titular da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro e membro da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles).

Músicos BFRJ

Flautas

Rubem Schuenck
Paula Martins
Miller Moraes de Oliveira
Felipe Marateo
Daniel Domingues
Wladislaw Kreinski
Cássio Henrique Vieira (Piccolo)

Oboés

Rodrigo Herculano
Thiago Duarte
Leandro Finotti (Corne-Inglês)

Clarinetes

Cristiano Alves Costa
José Rua
Marcelo Neves
Bezaleel Ferreira

Maurício Silva
Vitor Macedo
Marcelo Vieira
Jadson Ferreira
Weslley Guedes
Mateus Falkemback (Clarinete Baixo)

Fagotes

Débora Nascimento
Jeferson Souza

Sax Alto

Marco Túlio (Sax Soprano)
Welsten Wesklei
Rodrigo Marins

Sax Tenor

Vinicius Macedo
Emerson de Jesus

Sax Barítono

Liana Magalhães

Trompas

Marco Vilas Bôas
Igor Vasconcelos
Tiago Carneiro
Werley Nicolau
Jonathan Silva
Isaque de Almeida

Trompetes

Marcio Junior
Thiago Vieira

Diogo Gomes
Neivison Silva
Ezequiel Freire

Francisco Pérez

Trombones

Ezequiel Alexandre
Wanderson Cunha
Weslley Corrêa
Leandro Dantas (Trombone Baixo)

Euphoniuns

Izaías Moreira Júnior

Leonardo Silmair

Tubas

Carlos Vega
Anderson Luiz Cruz da Conceição

Percussão

Tiago Calderano (Timpanos)
Beto Bonfim

Karina Rodrigues

Daniel Cabral

Júlio Miglio
Felipe Tauil

Marcos Nero da Silva Junior

Contrabaixo

Ricardo Bessa

Piano

Eduardo Henrique de Souza Santos 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: