Skip to content

Concerto de Natal da Orquestra Jovem do Conservatório Brasileiro de Música e Coro do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, na Série Música de Primeira, 6/dez.

13 de novembro de 2012

Imagem

A Série Música de Primeira apresenta no seu concerto de encerramento da temporada 2012, dia 6 de dezembro, a Orquestra Jovem do Conservatório Brasileiro de Música, sob a regência de seu diretor musical, o Maestro Ueslei Banus, acompanhados do Coro do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, da Regente Rosângela Sant’anna.

Esta parceria promete proporcionar à platéia excelentes momentos da música de orquestra e execução coral. Com um programa de bom gosto, serão apresentadas peças contemporâneas, assim como o clássico natalino “Glória”, de Vivaldi.

A série Música de Primeira acontece toda primeira quinta-feira do mês, às 19:30h, no Santuário da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, na rua Frei Caneca, 525 – Estácio (www.pibrj.org.br).

PROGRAMA

S. BARBER  Adagio para Cordas, opus 11

C. SANTORO  Ponteio

Luisa de Castro, solo de violino                        

E. AGUIAR  Sinfonietta Terza “Ouro Branco”

1. Allegro ma non tropo

2. Lento “à brasileira”

3. Allegro con giubilo

A. ALVES  Fantasia para Viola, Clarineta e Cordas

Bruno Sanches, viola  Thatiana Silva, clarineta

&

A. VIVALDI  Gloria RV 589

Lívia Dias e Marília Oliveira, sopranos

Luan Góes, contratenor

Coro do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil

Regente: Rosangela Sant’Ana

1. Gloria in excelsis Deo, coro

2. Et in terra pax hominibus, coro

3. Laudamus te, dueto de sopranos

4. Gracias agimus tibi, coro

5. Propter magnam gloriam, coro

6. Domine Deus, solo de soprano

7. Domine Fili Unigenite, coro

8. Domine Deus, Agnus Dei, solo de contralto e coro

9. Qui tollis peccata mundi, coro

10. Qui sedes ad dexteram, solo de contralto

11. Quoniam tu solos Sanctus, coro

12. Cum Sancto Spiritu, coro final

OJCBM

Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário organizou sua Orquestra de Câmara em dezembro de 1960. Formada por alunos, professores e colaboradores. Seu repertório abrange desde peças barrocas até o contemporâneo, tendo realizado diversas primeiras-audições de compositores brasileiros.

Em 2000 foi reformulada e com nova formatação passou a chamar-se de Orquestra Jovem do CBM. Atualmente é uma orquestra de cordas formada por alunos dos cursos de bacharelado em Música do CBM-CEU, de outras instituições de ensino superior. Sua formação básica é composta por 16 violinos, 5 violas, 4 violoncelos e 1 contrabaixo, totalizando 26 integrantes fixos. Eventualmente, pode contar com participações especiais de outros instrumentistas de acordo com as orquestrações apresentadas em cada partitura a ser executada.

Desde agosto de 2009 a OJCBM conta com a Direção Musical e Regência do maestro Ueslei Banus que também é professor e coordenador de Regência dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário. Sob sua direção a OJCBM vem se apresentando nos principais espaços voltados à música de concerto da cidade: Sala Cecília Meireles, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Conservatório Brasileiro de Música, Igreja da Candelária, Igreja da Antiga Sé do Carmo, Catedral de Petrópolis. Em maio deste ano a OJCBM apresentou-se com o famoso grupo GIRAMUNDO Teatro de Bonecos em doze récitas na Quinta da Boa Vista/RJ com grande sucesso de público e mídia.

Ueslei Banus

Mestre em Música pela University of Wyoming, EUA, onde foi indicado pelo Departamento de Música desta universidade para integrar a Sociedade Americana de Honras Acadêmicas Pi Kappa Lambda “… Por seu excelente desempenho acadêmico e artístico.” Estudou regência coral com o maestro Carlyle Weiss, regência orquestral com Dr. Michael Griffith e órgão com Mary Ann Jones. Em 1988, estudou regência com o maestro inglês Cristopher Bocchmann em Lisboa através de bolsa concedida pela CAPES em parceria com o governo português. Em 1990, foi selecionado pela fundação VITAE para participar do Curso Jovens Diretores de Orquestra no Campus Musical de Bariloche/AR. No Brasil, integrou classes de festivais, como aluno ativo, dos maestros Erick Ericson (Suécia), John Washburn (Canadá) e Martin Schimidt (Alemanha). Em 2002, recebeu homenagem do IBAM por “… Sua contribuição à cultura brasileira e por sua participação no concerto comemorativo do 30º aniversário do projeto Música no IBAM.”Graduado em Regência e Licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música-CEU. Professor e Coordenador dos cursos de Bacharelado em Regência e da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Regência Coral do Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário. Em 2008-2009 foi professor de Regência da Escola de Música da UFRJ. É autor do livro Estudos Progressivos de Percepção Musical, em fase de pesquisa editorial para lançamento. Regularmente participa como professor convidado de Festivais de Música, como o IX e XI FEMÚSICA (Campos/RJ), o XII, XIV, XV e XVI Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins/ES, e no X e XII Festival de Música de Ourinhos/SP. Foi regente dos coros do Centro Universitário Moacyr Bastos por doze anos: Coro Universitário, Madrigal MB e do Projeto Coro Sinfônico Comunitário, este último patrocinado pela Casa da Moeda do Brasil e que recebeu, em 1997, o prêmio de melhor projeto cultural daquele ano. Foi regente também do Coro da Universidade Gama Filho e do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Em 2011, regeu o coral de 500 vozes no “Show da Paz” realizado no Aterro do Flamengo por ocasião do 80º aniversário do Cristo Redentor. Ainda em 2011 gravou parte da trilha do filme Aparecida, o Milagre sob direção de Tizuka Yamasaky, com o Coro Polifonia Carioca. É regente e fundador do Coro Polifonia Carioca desde 2003 e a partir de 2009 assumiu a Direção Musical e Regência da Orquestra Jovem do CBM-CEU, grupos com os quais se apresenta regularmente nas principais salas de concertos do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
Orquestra Jovem do Conservatório Brasileiro de Música e

Coro do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil

Data e horário: 6 de dezembro de 2012, às 19h30.
ENTRADA FRANCA
Local: Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro – Rua Frei Caneca, 525 – Estácio – Rio de Janeiro – RJ. Tel.:  (21) 2197-0900. (em frente ao Hospital da Polícia Militar, próximo ao metrô do Estácio). http://www.pibrj.org.br

Estacionamento gratuito, 30 vagas.

Mais sobre a Série Música e Primeira no Blog: https://musicadeprimeira.wordpress.com

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Dagmar Repis permalink
    14 de novembro de 2012 11:45

    Imperdível.

  2. Professora Izabel permalink
    6 de dezembro de 2012 22:42

    POR FAVOR COLOCA AQUI O LINK QUE DIRECIONA À APRESENTAÇÃO AO VIVO DO EVENTO… JÁ ESTOU PROCURANDO HÁ UMA HORA E JÁ PERDI A PRIMEIRA PARTE DA APRESENTAÇÃO… OBRIGADA RAQUEL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: