Skip to content

Órgão e Trompa em 3 de outubro na Série Música de Primeira!

8 de setembro de 2013

A Série Música de Primeira tem o prazer de apresentar o DUO OMNIA BRASIL em um concerto primoroso, onde órgão e trompa se encontram na execução rara aos ouvidos mais exigentes e admiradores da bela música, em nossos dias. O DUO OMNIA BRASIL é formado por Antonio Augusto, trompa e Thadeu Almeida, órgão.

Imagem

O DUO OMNIA BRASIL  tem como objetivo explorar o repertório existente, além de estimular a criação de novas obras para esta formação.

A Série Música de Primeira, série de música de câmera, apresenta seus concertos toda primeira quinta-feira de cada mês, sempre às 19:30 horas e é promovida pelo Ministério de Música em conjunto com a Orquestra da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro.

Serviço:

Série Música de Primeira

Grupo: DUO OMNIA BRASIL (órgão e trompa)

Data: 03 de outubro de 2013 (quinta-feira)

Horário: 19:30h

Local: Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

Rua Frei Caneca, 525 – Estácio (Em frente ao Hospital da PM)

Tel.: 2197-0900

http://www.musicadeprimeira.wordpress.com

http://www.twitter.com/musicaprimeira

http://www.facebook.com/seriemusicadeprimeira

www.pibrj.org.br

 

PROGRAMA

1. John Stanley.  

     Trompete Voluntário

2. Jean Loeillet.    Sonata em C

    – Largo Cantabile

    – Allegro Vivace

    – Adágio Expressivo

    – Allegro

3. Sigismund Neukomm.  Marcha Religiosa (1822)

     Andante (1843)

4. Peter Schnurrenberger.  Missa para trompa e órgão

     Introitus

    Offertorium

    Ite Missa est

5. Paul Basler  

     Reflexões: Canção e Epílogo

6. J. Octaviano.   

     Canto elegíaco

7. B. Müller   

      Andante Religioso

8. Handel Cecílio  

      Fanfarra Real

 

HISTÓRICO

O DUO OMNIA BRASIL foi criado em 2011 e realizou seu primeiro recital durante o Encontro de Artes de Belém, no Pará. Apresentou-se em Ouro Preto, MG; São Luiz, MA; Londrina, PR; Varginha, MG; Rio de Janeiro, RJ e realizou raras apresentações de trompa e orgão, na Igreja do Senhor Bom Jesus Crucificado, em Bom Jesus do Itabapoana e em Belo Horizonte, (BH).

O objetivo do duo é explorar o repertório existente para esta formação, principalmente o repertório brasileiro, e estimular a criação de novas obras para trompa e piano ou trompa e órgão.

Em 2013, o duo recebeu o Prêmio Funarte de “Concertos Didáticos” realizando oito concertos na região do noroeste fluminense e sul capixaba.

O Trompista ANTONIO AUGUSTO é Doutor em História Social (IFCS/UFRJ), Mestre em trompa pela Escola de Música da UFRJ e especializado, como bolsista do British Council, no Royal Welsh College of Music and Drama, Grã-Bretanha.

Sua pesquisa sobre música brasileira resultou em vários artigos publicados no Brasil e no exterior, bem como em projetos culturais aprese tados em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil (RJ). “Música de Câmara Brasileira- Os Precursores”; Frevendo o Frevo; e Brasil: uma invenção musical, a ser apresentado em março de 2010, são exemplos desta atividade.

Atuou como solista junto às orquestras Sinfônica de Campinas, da OSESP, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra do SESI-Minas e, em diversas ocasiões, da Orquestra Sinfônica Brasileira. No ano de 2008, lançou o terceiro CD do Art Metal Quinteto – Dezenovevinteum, uma história para ouvir. Em 2009, foi aprovado para o cargo de professor de música de câmara da Escola de Música da UFRJ e realizou, com o “Trio da Canção Brasileira”, gravação para TV, masterclasses e concertos na Guatemala, Costa Rica e Panamá.

Em 2010, recebeu o Prêmio de Circulação de Música de Concerto da FUNARTE, apresentando-se com o Trio da Canção Brasileira em oito cidades brasileiras.

Em 2011, lançou o seu primeiro livro, A Questão Cavalier: música e sociedade no Império e na República do Brasil e exerceu forte atividade pedagógica e como instrumentista apresentando-se no Festival Villa Lobos e em vários espaços dedicados à música de câmara.

O Pianista THADEU ALMEIDA, nascido em Bom Jesus do Itabapoana, estado do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos de piano aos 12 anos e pouco tempo depois, já se destacava entre os da sua classe tendo sido laureado por 3 anos consecutivos em concursos patrocinados pela Escola de Música JEMAJ Musical. Em 2003, iniciou seus estudos acadêmicos na Escola de Música da UFRJ, na classe da Profª Tamara Ujakova, na qual ainda se encontra finalizando seus estudos.

Seu interesse na área da pesquisa musicológica, em especial sobre a música brasileira, o levou a participar de projetos de pesquisa sob a orientação da Profª. Drª. Maria Alice Volpe, intitulados “150 Anos de Musicologia no Brasil e as Novas Musicologias: uma reflexão transdisciplinar para a universidade brasileira” e “História e documentação da música brasileira e hispano-americana” na Música de Câmara Brasileira.

Participou de inúmeros recitais e apresentações na Escola de Música da UFRJ e nos últimos anos vem se dedicando a pesquisa da música sacra e implementação da prática do canto gregoriano na Paróquia Pessoal do Senhor Bom Jesus, além de se dedicar a projetos de música câmara que o levaram a realizar concertos nas mais diversas formações.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: