Skip to content

Negro Spirituals na Série Música de Primeira, 15/mai

30 de abril de 2014

A Série Música de Primeira apresenta a mezzo-soprano Adalgisa Rosa, acompanhada ao piano por Cláudio Thompson num repertório exclusivo de Negro Spirituals.

Visando o conforto na agenda da maioria dos nossos fiéis frequentadores, excepcionalmente na edição deste mês apresentaremos nosso concerto na terceira quinta-feira.

Históricos:

Adalgisa_RosaAdalgisa Rosa 

Mezzo-soprano cursando atualmente Bacharelado em Canto no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro na classe do Prof. Lício Bruno, Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade de Vila Velha (UVV, ES), Bacharel em Serviço Social pela UFES e Pós-graduada em Arte na Educação. Sua carreira artística é multifacetada incluindo apresentações como solista em montagens de ópera, concertos e recitais interpretando tanto o gênero lírico quanto o popular, atuações cênicas, direção de espetáculos e produções de eventos culturais.

Em seu histórico de atuações musicais constam: ópera-recreio O Reino de Duas Cabeças, de Jaceguay Lins; o Magnificat BWV 243, de J. S. Bach; o Réquiem, de Mozart; a Missa e o Credo nº5 do Padre José Maria Xavier, apresentadas em primeira audição no Estado do ES junto à Orquestra de Câmara do XV Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, ES; a ópera Gianni Schicchi, de Puccini no Teatro da UFES e no Teatro Carlos Gomes em Vitória, ES; a ópera A Viúva Alegrre de Franz Lehár no Teatro Carlos Gomes em Vitória, ES; O Messias, de Haendel  com apresentações em Vitória, ES e em Salvador, BA; a ópera Suor Angélica, de Puccini, além de integrar o elenco do projeto Ópera em 3 Tempos, com as óperas Il Combattimento di Tancredi e Clorinda, de Monteverdi, Il maestro di Musica, de Pergolesi e Sarapalha, de Harry Crowl, apresentadas no Teatro Carlos Gomes, em Vitória, ES; participação como solista na temporada oficial da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) de 2011 em concerto lírico interpretando árias, duos e ensembles de diversas óperas, além de concertos e recitais; participação no Espetáculo Histórico Musical na Ilha de Itaparica, Bahia; participação no concerto Classics for Haiti, ao lado de nomes como Wagner Tiso e Licio Bruno; participação no concerto de lançamento da Companhia de Ópera do Espirito Santo no Teatro do Sesi em Vitória, ES; participação no concerto Despertar, em Campos dos Goytacases, RJ, com a Orquestra Mariuccia Iaccovino, ao lado de Natercia Lopes, Wagner Tiso, Licio Bruno e Jane Duboc; participação no Concerto SESC Partituras, com o lançamento de partituras editadas do compositor Jaceguay Lins; atuação como Suzuki na ópera Madame Butterfly, de G. Puccini e participação como solista no Concerto Gala Fauré, espetáculos realizados no Teatro Carlos Gomes, Vitória, ES.

Atuou como assistente de direção cênica da montagem do musical Lendas de Paquetá, no projeto Bem-me-quer Paquetá, no Rio de Janeiro, e como diretora cênica da montagem de Il Combattimento di Tancredi e Clorinda, de Monteverdi em Vitória, ES.

Além disso, Adalgisa Rosa é regente do Coral Missão Praia da Costa e do Coral do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, do Espírito Santo, e coordenadora e regente do projeto LibertArte em atividades de ressocialização através do Canto Coral e do Teatro com detentos do sistema prisional do estado do ES.

 

Cláudio_ThompsonCláudio Thompson

Bacharel em Música, instrumento Piano, pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (CBM – RJ, 2004) na classe da Profª Ms. Maria Teresa Madeira, Pós-Graduado em Piano Acompanhamento (CBM – RJ, 2013) e Mestre em Música (Práticas Interpretativas – Piano) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2010) onde recebeu orientações do Prof. Dr. Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros.

Sob a batuta do Maestro Sérgio Dias à frente da Orquestra da FAMES, apresentou o concerto de Mozart em Eb Maior, para dois pianos e orquestra, KV 365, ao lado da pianista Cleida Lourenço, no Teatro Carlos Gomes, em Vitória (ES). Como camerista vem desenvolvendo trabalhos com variadas formações instrumentais, apresentando-se em programa de rádio (Música e Músicos do Brasil – Rádio MEC FM 98,9 MHz – RJ) e em importantes salas de concertos de diversos Estados brasileiros. Como pianista correpetidor atuou em eventos como o FEMÚSICA 2006 (RJ), I Fórum Internacional de Didática Musical da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), I Seminário de Orquestras e Coros Sinfônicos de Campos (RJ), nas XIX e XX edições do Festival de Inverno de Domingos Martins (ES), e no XIX Festival Brasileiro de Trombonistas (2013). Além disso, atuou em apresentações da OSES na temporada de 2013.

Como produtor musical atuou no média metragem “Eu não existo sem você” (2002) de Vinícius Reis, no espetáculo teatral “Pinóquio em Karaokê Box” (2011) com roteiro e direção geral de Milton de Andrade, onde também atuou como ator, e na edição do “Chorando Jazz” em Vitória (ES). Atuou ainda como músico/ator nos espetáculos “Valsa dos Amantes” (2010) e “Quem tem medo de música de Salão” (2009), ambos com roteiro de Guilherme Sauerbronn, e em “Amor por Anexins” (2014) de Arthur Azevedo (1855 – 1908), onde dividiu o palco com a soprano Ruth Staerke e o baixo-barítono Lício Bruno, sendo dirigidos por Gustavo Ariani e Arnaldo Marques.

Alguns de seus trabalhos como arranjador encontram-se publicados nas edições (Ano 35, vol. 4, nº 133, 4T12 e Ano 36, vol. 2, nº 135, 2T13) da revista Louvor.

Como pesquisador tem dedicado atenção ao repertório pianístico de compositores eruditos no Estado do Espírito Santo, publicando artigo sobre o tema na revista Música Hodie. Além disso, tem publicado o livro “Alceu Camargo: um homem a seu tempo” pela editora do Departamento de Imprensa Oficial do ES, com o apoio da Faculdade de Música do ES (FAMES).

De 2003 a 2007, e de 2010 a março de 2011 foi professor de Piano da FAMES.

SERVIÇO:

SÉRIE MÚSICA DE PRIMEIRA

GRUPO: Adalgisa RosaCláudio Thompson

DATA: 15/05/2014 – quinta-feira

HORÁRIO: 19:30 HORAS

LOCAL: PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO

                RUA FREI CANECA, 525 – ESTÁCIO/CIDADE NOVA (Em frente ao Hospital da PM)

TEL.: 2197-0900

ENTRADA FRANCA

 

PROGRAMA: Negro Spirituals

Transmissão ao vivo: http://new.livestream.com/pibrj/smp

Acompanhe a Série Música de Primeira:

www.musicadeprimeira.wordpress.com

http://www.twitter.com/musicaprimeira

http://www.facebook.com/seriemusicadeprimeira

www.pibrj.org.br

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: