Skip to content

Série Música de Primeira apresenta o TRIO PAINEIRAS em sua edição de 02 de outubro.

22 de setembro de 2014

A Série Música de Primeira apresenta em sua edição de 02 de outubro o TRIO PAINEIRAS, apresentando obras de Mozart, Shostakovich, Darius Milhaud e Luiz Pardal.

Série Música de Primeira, série de música de câmera, apresenta seus concertos gratuitos, toda primeira quinta-feira de cada mês, sempre às 19:30 horas, na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro.

TRIO PAINEIRAS

Batista Jr. – Clarinete

Marco Catto – Violino e viola

Marina Spoladore – Piano

A formação camerística incluindo Violino, Clarinete e Piano é relativamente nova sendo suas mais conhecidas obras compostas no século XX. Compositores como Bartók, Stravinsky, Berg, Milhaud, Khachaturian,  escreveram as mais significativas obras para esses três instrumentos, solidificando assim esta formação e tornando-se referências  na escrita.

Em 1972 com a criação do Verdehr Trio – nasce um crucial projeto de ampliação do repertório, onde  mais de 200 obras para o Trio Violino, Clarinete e Piano foram escritas e gravadas.

No Brasil, temos um crescente no número de obras desde meados do século XX até hoje. Compositores como Ernest Mahle, Luiz Pardal, Ricardo Tacuchian, Dimitri Cervo, Alexandre Schubert, entre outros.  dedicaram-se a escrita alternando-a por vezes entre Violino/Viola, Clarinete/Clarone e Piano

Formado por 3 músicos atuantes no cenário da música de câmara e música sinfônica no Rio de Janeiro e ligados à atividade acadêmica nas universidades UFRJ e UNIRIO. O Trio Paineiras beneficia-se da versatilidade da formação para Violino ou Viola e Clarinete ou Clarone junto ao Piano, tendo como proposta clara a divulgação do repertório tradicional escrito, bem como a divulgação e incentivo à criação de novas obras por compositores brasileiros.

PROGRAMA

  1. W. A. MOZART

Trio K.498 “Kegelstatt”, para clarineta, viola e piano em Mi b Maior.

I – Andante

II – Menuetto

III – Rondeaux – Allegretto

  1. SHOSTAKOVICH

Cinco Peças para dois violinos e piano (transcrição para clarineta, violino e piano)

– Prelúdio

– Gavotte

– Elegia

– Valsa

– Polca

DARIUS MILHAUD

Suite para violino, clarineta e piano op.157b

I – Ouverture

II – Divertissement

III – Jeu

IV – Introduction et Finale

LUIZ PARDAL

Suite Arcortrio (2003)

– Toccata para Celson Gomes

– Modinha para Cintia

– Choro às pressas pro Cohen

BATISTA JR. – Clarineta: Premiado em diversos concursos, estudou na UFRJ graduando-se em Música/ Clarineta, onde atualmente é mestrando em Práticas interpretativas/Clarineta. Participou de diversos cursos e masterclass com renomados professores do Brasil e exterior, entre eles: José de Freitas-RJ, Edimilson Neri-SP, José Botelho-RJ, José Carlos de Castro, Hen HaLevi-Israel, Walter Seifarth- Filarmônica de Berlim, Jonathan Cohler-EUA.
Atuou como clarinetista na Filarmônica Amazonas-Manaus nas temporadas de 2001 e 2002 e como músico convidado em diversas orquestra do RJ. De 2002 a 2012 foi músico – Clarineta/Clarone – da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Desenvolve diversos trabalhos camerísticos, entre eles o Trio di Prima (Clarineta, cello e piano), Duo Soli e Abstrai Ensemble (sax, flauta, percussão, piano, voz e eletrônica). Desde 2012 é professor de música/clarineta da Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ.

MARCO CATTO – Violino: Graduado pela UNESP e pela Franz Liszt Music Academy em Budapeste, concluiu seu mestrado com distinção pela DePaul University em Chicago, na classe do renomado professor Ilya Kaler. Foi membro da orquestra Ventoscala Szimfonikus Zenekar em Budapeste e da Civic Orchestra de Chicago, do Teatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Sinfônica Brasileira. Participou dos festivais de Itu, Campos do Jordão, Curitiba, Festival de Música de Câmara de São Paulo e Festival de Quartetos em Zeist (Holanda). Atualmente, é professor do projeto social Música nas Escolas de Barra Mansa, trabalha na Orquestra Sinfônica da UFRJ e é membro fundador do Trio UFRJ e do Quarteto A Priori.

MARINA SPOLADORE – Piano: Brasileira, influenciada por sua mãe, professora de música, desde os três anos de idade. De 1998 a 2001, estudou com a professora Leilah Paiva, de Curitiba, e entre 2002 e 2005 estudou na Escola de Música da UFRJ, onde concluiu o curso de bacharelado em música na classe do professor Luiz Senise, que até hoje acompanha seu desenvolvimento. Estudou com a Dr. h.c. Fany Solter na Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe, Alemanha, com bolsas concedidas pelo Grande Concurso Magda Tagliaferro e pelo governo alemão. Freqüentemente participa de festivais, cursos e master classes, onde tem contato com pianistas renomados como Eduardo Hubert, Natalia Troull, Menahem Pressler, Arnaldo Cohen, entre outros.
Obteve trinta e duas premiações nos diversos concursos de que participou, nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais, sendo treze primeiros lugares, destacando o Concurso OSB Nelson Freire – Novos Talentos Brasileiros (RJ, 2005), I Concurso Latino-Americano e IV Concurso Nacional Proarte (RJ, 2004), Grande Concurso Magda Tagliaferro (SP, 2004) (recebendo bolsa de estudos de três meses para Karlsruhe, Alemanha), Concurso Arnaldo Estrella (Juiz de Fora, 2004). Primeira colocada no 3º Concurso Jovens Talentos MEC FM (RJ, 2006), recebendo uma bolsa de estudos pela CAPES.
Vem atuando como solista e camerista no RJ, na Sala Cecília Meireles, auditório Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, Cine-Teatro UFF e o Auditório do IBAM; também apresentou-se no auditório do Masp, em São Paulo, e no Cine-Banguê, em João Pessoa. Também atua junto de importantes orquestras no Brasil, como a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, a Orquestra Sinfônica da USP e a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF), tendo a oportunidade de trabalhar com regentes como Ligia Amadio, Carlos Lima, Ernani Aguiar, Guilherme Bernstein, Bernardo Bessler e Ronaldo Bologna.
Em 2009, concluiu o mestrado em musicologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação do professor Dr. Carlos Alberto Figueiredo. Atualmente integra o projeto PianOrquestra.

SERVIÇO:

Série Música de Primeira

TRIO PAINEIRAS

Batista Jr – Clarinete

Marco Catto – Violino e viola

Marina Spoladore – Piano

Data: 02/10/2014, quinta-feira

Horário: 19:30h

ENTRADA FRANCA

Local: Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro (Tel.: 2197-0900)

Rua Frei Caneca, 525 – Estácio (Em frente ao Hospital da Polícia Militar)

De Metrô, acesso pela estação Estácio ou Pça. XI

Vagas para 20 carros no interior da Igreja

Transmissão ao vivo: http://new.livestream.com/pibrj/smp

Acompanhe a Série Música de Primeira:

www.musicadeprimeira.wordpress.com

http://www.twitter.com/musicaprimeira

http://www.facebook.com/seriemusicadeprimeira

www.pibrj.org.br

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: