Skip to content

Banda Filarmônica do Rio de Janeiro convida Quinteto Rubato para concerto na Série Música de Primeira.

9 de setembro de 2015

Um encontro esperado acontece na edição de 08 de outubro na Série Música de Primeira. Desta vez, a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro será a anfitriã do Quinteto Rubato, excelente grupo de metais espanhol, em turné no Brasil. Entre peças inusitadas e tradicionais, os grupos já conhecidos por suas performances grandiosas apresentarão peças inéditas.

O Quinteto Rubato realiza uma turnê pelo Brasil, onde fará 5 concertos nas cidades de Cubatão, Santos, Rio de Janeiro e Niterói. Um dos principais projetos que nos leva a Brasil é a estreia da obra “Symphonic Sketches” do compositor Andrés Álvarez e que interpretaremos junto com a Banda Sinfônica do Cubatão e a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro.

foto quinteto rubato recortado

A Orquestra de Sopros Banda Filarmônica do Rio de Janeiro – BFRJ é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como objetivo principal a execução da música para sopros e percussão em seu mais alto nível. Composta por 60 músicos, a BFRJ tem levado, desde sua fundação em 2010, música de qualidade a todos os estratos da sociedade tendo se apresentado em diversos espaços culturais e eventos importantes no cenário cultural do Estado do Rio de Janeiro.19973257183_9cdd727c81_n Em 2015 a BFRJ realiza a sua Temporada Artística na qual apresentará mais de 30 concertos em diversos espaços culturais da cidade com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

Antonio Henrique recorte banda-niteroi-069A Direção Artística está a cargo do Maestro Antonio Seixas, Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atuou como Professor de Trombone e Tuba nos períodos de 2001 a 2004, e 2006-2007.

Antonio Henrique Seixas é trombonista da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 1997. Estudou trombone com Sérgio de Jesus e Gilberto Gagliardi, no Brasil, e Per Brevig, nos Estados Unidos. Em 1997 foi vencedor do III Prêmio Weril para Jovens Solistas de Instrumentos de Sopro.  Foi vencedor, por duas vezes, do Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ. Apresentou-se ainda, como solista, com a Orquestra Sinfônica de Sergipe, Banda Sinfônica da CSN, Banda Sinfônica do Colégio Salesiano, Grupo de Metais e Percussão da UFRJ e UFRJazz Ensemble. Mantém intensa atividade didática ministrando cursos e master classes por todo o Brasil.

Dedica-se também desde 2001, paralelamente às atividades como instrumentista, à regência tendo participado de aulas e cursos com os maestros Isaac Karabtchevsky, no Brasil,  Douglas Bostock e David Effron, em Portugal e nos Estados Unidos respectivamente. Ministrou em julho de 2008 e 2009 a Oficina de Prática de Banda Sinfônica do XV e XVI Festivais Internacionais de Inverno de Domingos Martins (ES). Foi o Diretor Artístico do I e II Encontro de Metais do Sul Fluminense, realizados em janeiro de 2010 e julho de 2012 na cidade de Barra Mansa. Ministra o curso de Regência de Banda no Projeto Banda Larga desde 2011. Participou, em 2012, da XXX Oficina de Música de Curitiba ministrando os cursos de Prática de Banda Sinfônica e Prática de Brass Ensemble.

Entre os grupos que já dirigiu destacam-se: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem,  Camerata Bosísio, Banda de Música de Pontevedra (Espanha), Banda Militar do Porto e Banda Filarmônica Matos Galamba (Portugal), Banda Sinfônica de Barra Mansa e Conjunto de Metais da Orquestra Petrobrás Sinfônica.

Atualmente é Diretor Artístico e Regente Titular da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro e membro da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles).

O QUINTETO RUBATO

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: