Skip to content

Gravidades Trio na edição de setembro da Série Música de Primeira.

9 de agosto de 2017

Gravidades_Foto_JuliaRonai Recortado

A Série Música de Primeira apresenta na edição de setembro, excepcionalmente  na sexta-feira15 de setembro de 2017  às 19:30h, o Gravidades Trio.

Formação inusitada, promete momentos de grande emoção aos amantes dos timbres graves, com uma execução singular, representando este programa especial para nossos expectadores.

Nesta edição de setembro a Série Música de Primeira terá seu dia de concerto alterado, da tradicional primeira quinta-feira do mês para a terceira sexta-feira do mês.

Foto de Julia Ronai

Release

Carlos Bertão é bacharel em fagote pela UFRJ, tendo estudado com Aloysio Fagerlande e, anteriormente, com Noel Devos. Integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, de 2006 a 2010 e o Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ, de 2009 até 2011. Foi solista diante de algumas orquestras, como a Orquestra Sinfônica da UFRJ e Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Integra a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal desde 2014.

Desenvolveu pesquisa de mestrado sobre a obra para fagote de Francisco Mignone, defendendo a dissertação “Sonatina para fagote solo, de Francisco Mignone: abordagens sociais, históricas e interpretativas para uma performance”, que se desdobrou também na primeira gravação mundial da obra enfocada, realizada em CD pelo selo EM-UFRJ.

Foi semifinalista do Concurso Jovens Solistas Nelson Freire, em 2010 e representou o Brasil em festivais internacionais como o Jeunes Virtuoses de Ennehjma Ezzahra, em Sidi Bou Said, na Tunísia (2010), entre outros.

Leonardo de Uzeda graduou-se em contrabaixo pela UFRJ em 1995. Frequentou os cursos técnicos em contrabaixo sob a orientação do professor Sandrino Santoro na Unirio de 1987 a 1989, e na UFRJ a partir de 1989 até seu ingresso na graduação. Conquistou o primeiro lugar na categoria contrabaixo no XI Concurso Jovens Instrumentistas Brasil 1991, realizado na Escola de Música de Piracicaba, em São Paulo, e no IV Concurso Nacional de Cordas Pró Música de Juiz de Fora 1991, realizado na Sociedade Pró Música de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Foi contrabaixista da UFRJazz Ensamble desde a sua fundação em 1997 até 2000, participando da gravação do CD “Jazz na Universidade” sob a regência do maestro José Rua. Em conjunto com colegas músicos, fundou, em 2008, a Cia. Versátil de Música, que, com a realização da ópera King Arthur de Henry Purcell na Sala Cecília Meireles, foi notorizada entre os 10 melhores concertos do ano pelo jornal O Globo.

É músico estatutário da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Estado do Rio de Janeiro desde 1993 e está III Solista do naipe de contrabaixos. Em 2016 fundou o Gravidades Trio com Carlos Bertão e Jésus Figueiredo.

Jésus Figueiredo é Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde trabalha desde 1999 atuando também com a Orquestra Sinfônica na preparação de Óperas e na regência de concertos e balés. É bacharel em Regência Orquestral, em Órgão de Tubos e Mestre em Acústica Musical pela Escola de Música da UFRJ, onde tem sido, por diversas oportunidades, Professor Substituto de Regência Orquestral.

Em 2010, ganhou o prêmio de primeiro lugar em regência de ópera na 4ª Edição do Concurso Nacional da Ópera de San Juan, na Argentina.  Já regeu diversas orquestras como a de Câmara do Amazonas, a Sinfônica de Minas Gerais, a Orquestra Filarmônica do Ceará, a Sinfônica de Barra Mansa, a Acadêmica   do   Teatro   Colón   de  Buenos  Aires, a da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), a da Ópera de San Juan  (Argentina), a Sinfônica da UFRJ, a Sinfônica Nacional da UFF, a Sinfônica Brasileira e a Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outras.

Estudou regência com Roberto Duarte, Ernani Aguiar, Roberto Farias, Guillermo Scarabino (Argentina), Isaac Karabtchevsky e Kurt Masur. Como organista, foi aluno de Alexandre Rachid e teve aulas também com Gregory Hand (EUA). Em  2013, assumiu a Direção Musical e Regência Titular do Coro da Associação de Canto Coral, que tem se mantido com grande destaque no cenário musical brasileiro. Em 2014 assumiu a direção musical do projeto Ópera do Meio-Dia no Theatro Municipal, levando ao público seis diferentes títulos naquela temporada. E em 2016, deu início ao estudo em cooperação com a Fundação Getúlio Vargas sobre a Cadeia Produtiva da Música Clássica no Brasil.

PROGRAMA

Joseph Bodin de Boismortier (1689- 1755)

Sonata em mi menor, Op. 50, n. 1

  1. Staccato
  2. Allemanda: Allegro
  3. Aria: affetvoso
  4. Gavotta: Presto

Georg Philip Telemann (1681-1767)

Sonata em fá menor, TwV 41: f1 do Getreue Music-Meister

  1. Triste
  2. Allegro
  3. Andante
  4. Vivace

Antonio Lucio Vivaldi (1678-1741)

Sonata em lá menor, RV 44

  1. Largo
  2. Allegro poco
  3. Largo
  4. Allegro

Michel Corrette (1707-1795)

Sonata em ré menor, nº 2, de Les delices de la solitude, op. 20

  1. Allegro
  2. Aria I: Affetuoso. Aria II.
  3. Allegro staccato

 

Serviço:

Série Música de Primeira – Temporada IX, Concerto 84º

Grupo: GRAVIDADES TRIO

Carlos Bertão (fagote)

Leonardo de Uzeda (contrabaixo)

Jésus Figueiredo (órgão)

Data: 15/set/2017, sexta-feira

Horário: 19:30h

ENTRADA FRANCA

Local: Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro (Tel.: 2197-0900)

Rua Frei Caneca, 525 – Estácio (Em frente ao Hospital da Polícia Militar)

De Metrô, acesso pela estação Estácio ou Pça. XI

Vagas para 20 carros no pátio da Igreja, sem exclusividade

Transmissão ao vivo: www.facebook.com/pibrjoficial

Acompanhe a Série Música de Primeira:

www.musicadeprimeira.wordpress.com

http://www.twitter.com/musicaprimeira

http://www.facebook.com/seriemusicadeprimeira

www.pibrj.org.br

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: